quarta-feira, 17 de abril de 2013

Semiótica


O que é semiótica?

Semiótica é a doutrina formal dos signos.
Cf. Charles Sanders Peirce, 2.227.

"O nome semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo." "Semiótica, portanto, é a ciência dos signos, é a ciência de toda e qualquer linguagem." (p.7) "A Semiótica é a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno de produção de significação e de sentido." (p.13)
Santaella, L. (1983). O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense.

Charles Sanders Peirce,filosófo norte-americano,inaugurava na mesma época os estudos semióticos,ou semiótica,também conhecida como ciência dos signos.Sua semiótica não se aplica apenas à filosofia,mas tem uma grande abrangência nos estudos da linguagem e da comunicação.Para ele,toda ideia é um signo,o homem é um signo,e o mundo está permeado de signos.Segundo o filósofo,toda realidade deve ser estudada sob o ponto de vista semiótico.

Pierce apresenta muitas e diversificadas definições de signo,mas,resumidamente,poderíamos dizer que o signo (ou representamen) é uma coisa que representa outra - no caso, seu objeto - ou,conforme as palavras do filósofo: "[...] para algo possa ser um Signo (expressão ou representamen),esse algo deve representar',[...] alguma outra coisa,chamada seu objeto ,apesar de ser talvez arbitrária a condição segundo a qual um signo deve ser algo distinto de seu objeto"(Pierce,1999:47).

A Semiótica de Peirce não é considerada um ramo do conhecimento aplicado, mas sim um saber abstrato e formal, generalizado. Segundo este autor, as pessoas exprimem o contexto à sua volta através de uma tríade, qual seja, Primeiridade, Segundidade e Terceiridade, alicerces de sua teoria. Levando em conta tudo que se oferece ao nosso conhecimento, exigindo de nós a constatação de sua existência, e tentando distinguir o pensamento  do ato de pensar racional, ele chegou à conclusão de que toda experiência é percebida pela consciência aos poucos, em três etapas. São elas: qualidade, relação – posteriormente substituída por Reação - e representação, trocada depois por Mediação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário